Os quintais produtivos foram espalhados no semiárido, boa parte fruto da implementação das cisternas de segunda água (tecnologias sociais). Alguns se destacam por sua resistência, assim é o quintal de Seu José como é conhecido por todos na comunidade, agricultor de 70 anos.

Quintais Produtivos em comunidade Remanescente Quilombola

Localizada na porção sul do estado está Potengi, a comunidade que José Vieira mora é Carcará. A comunidade remanescente quilombola foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2014. São 130 pessoas que moram na comunidade, aprendendo a conviver com a seca e trazendo vida para seus quintais.

A comunidade é símbolo de resistência e luta, por muitos anos esquecida no mundo. As dificuldades enfrentadas eram muitas "aqui só está assim porque não paramos de ir atrás das coisas, continuamos na luta em busca de coisas que melhorem a vida do nosso povo" conta Sebastião Vieira conhecido por Bastião, filho de Seu José.

Seu paraíso como o mesmo chama “meu quintal é meu paraíso”, ele mostra seu pedacinho de chão. Com alegria em ter hoje algumas frutíferas que cuida com zelo, “aqui só não têm mais coisa porque não tenho tanta água, mas faço o que posso” diz com satisfação em mostrar seu pequeno plantio de batata.

Quintais Produtivos em comunidade Remanescente Quilombola

A sabedoria e simplicidade na explicação de cada planta e do jeito de cuidar é encantador, “minha filha sabe porquê coloco o saquinho na goiaba que ainda tá no pé? Foi o jeito que achei pra despistar um passarinho danado que têm aqui, desse jeito ele não come as frutas. Mas deixo algumas sem saco pro danado não morrer de fome” diz.

Quintais Produtivos em comunidade Remanescente Quilombola

“Daqui eu não vou embora, não existe lugar melhor de viver”, diz quando perguntado se não teria vontade de viver em outro lugar.