A Associação Cristã de Base (ACB) foi fundada em 04 de julho de 1982, com a missão de contribuir para que a população mais pobre adquirisse meios e conhecimentos que a torne capaz de construir o seu próprio desenvolvimento sustentável.
As ações da ACB, nos anos 80 foram voltadas para o processo organizativo das comunidades, orientando na criação, elaboração e acompanhamento de associações e projetos. Além disso, a ACB teve forte participação nos movimentos sociais sendo nas manifestações ou ocupações.
Já no início dos anos 90, a ACB iniciou suas primeiras parcerias com órgãos internacionais e começou a trabalhar com tecnologias sociais que auxiliavam os trabalhadores, como nas primeiras casas de sementes e captadores de água. Além disso, iniciou o trabalho de formação de gênero e juventude.
Em 1999 a ACB participa da criação do Fórum Araripense de Prevenção e Combate a Desertificação que até hoje desenvolve um espaço de discussão e proposição de políticas públicas e questionamentos na Região do Cariri. O Fórum hoje é responsável pela articulação, discussão de diversas entidades, além de ser participante do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido.
Nos anos 2000, a ACB começou uma intensa participação nos conselhos e fóruns ambientais e sociais, também desenvolveu projetos para auxiliar a segurança hídrica e alimentar. Além disso, a entidade fez intensa pesquisa de mercado e produtos até que em 2003 criou a Feira de Produtos Agroecológicos. A feira funciona todas sexta-feira na sua sede, contando com a participação de 18 feirantes, entre homens e mulheres, que vendem seus produtos produzidos pelos próprios agricultores.
Em Outubro de 2013 a ACB recebeu o prêmio Certificação de Tecnologia Social 2013 pela criação da Cisterna Chapéu de Padre Cícero. O prêmio foi entregue através da Fundação Banco do Brasil que premia as melhores tecnologias sociais do País.
Missão
“Contribuir com as comunidades no exercício da cidadania para a convivência com o semiárido”