As famílias que irão receber a tecnologia social (cisternas de placas) pelo Programa Uma terra Duas águas (P1+2 | MDSA - ASA) passam por uma capacitação em Sistema Simplificado de Manejo da Água (SSMA) , esta é critério para o recebimento da mesma.

No último final de semana (dias 31, 01 e 02) a comunidade Peixoto em Santana do Cariri recebeu uma turma de agricultores e agricultoras para a capacitação em . A casa que recebeu esta turma foi da agricultura Silvanir, esta foi beneficiária na etapa passada do P1+2 - MDS, e já recebe turmas de formação em seu quintal. A capacitação foi facilitada pelo técnico em agropecuária Ery Claudio.

Capacitação em SSMA

"Minha vida mudou muito depois da cisterna, a minha e de meus filhos que hoje me ajudam a cuidar do quintal. Estamos produzindo nossas hortaliças, o que sobra vendemos na Feira Agroecológica de Santana do Cariri" relata Silvanir com o imenso sorriso nos lábios.

'Com o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais, a ASA criou em 2007 o Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2. O nome do programa faz jus à estrutura mínima que as famílias precisam para produzirem – o espaço para plantio e criação animal, a terra, e a água para cultivar e manter a vida das plantas e dos animais. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA. Esse programa-guarda-chuva congrega também o Programa Um Milhão de Cisternas, o P1MC.

Os objetivos do P1+2 são promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro.'

Confira as ações do programa no site

http://www.asabrasil.org.br/acoes/p1-2

Mais fotos da capacitação