Patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, Jovens Familiares Produzindo no Cariri é o novo projeto desenvolvido pela Associação Cristã de Base – ACB, em quatro municípios do Cariri cearense. O projeto, que tem como linha de atuação a “Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho”, visa fomentar e oportunizar trabalho e renda para a juventude rural e suas famílias.
O objetivo é que as ações desenvolvidas possam irradiar as experiências dos jovens participantes para as comunidades circunvizinhas às áreas de atuação do projeto, promovendo a intensificação e diversificação produtiva sobre bases agroecológicas. Outro aspecto relevante é o apoio aos processos de comercialização dos produtos cultivados e o fortalecimento das associações comunitárias nos 04 municípios de atuação, gerando o aumento do grau de participação da juventude.
O projeto está organizado em quatro eixos
- Produção
- Comercialização
- Organização
- Irradiação
Onde
O projeto Jovens Familiares Produzindo no Cariri será desenvolvido em quatro municípios do Território da Cidadania do Cariri: Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri e Milagres. Ao todo, serão 26 comunidades envolvidas. São elas:
- Cariri Central
- Crato
- Riacho Fundo
- Brejinho
- Areia
- Assentamento 10 de Abril
- Chico Gomes
- São Vicente
- Coqueiro
- Cariri Oeste:
- Nova Olinda:
- Zabelê
- Sozinho
- Catolé
- Lagoa dos Patos
- Tabuleiro
- Barreiros
- Mamãos
- Santana do Cariri:
- Cajueiro
- Lírio
- Cariri Leste:
- Milagres:
- Caneira/Serraria
- Mandacaru
- Vila Pilar
- Mororó
- Sol Nascente
- Oitis
- Luciano
- Catolé
Quem
O foco central são os jovens com faixa etária entre 18 a 29 anos de idade inseridos nas suas respectivas famílias. Assim, o projeto trabalhará a juventude o mesmo tempo em que incidirá sobre o núcleo familiar numa perspectiva sistêmica e integrada. Serão 170 jovens (com faixa etária entre 18 e 29 anos), 154 adultos (com faixa etária entre 30 e 59 anos) e 50 idosos (acima de 60 anos), totalizando 374 participantes diretos.
Ações
- Promover a intensificação e diversificaçãprodutiva sobre bases agroecológicas em 77 unidades familiares de produção, nos 04 municípios de atuação do projeto;
- Apoiar os processos de comercialização das 77 unidades familiares de produção sobre as bases da economia popular solidária, nos 04 municípios de atuação do projeto.
- Fortalecer as associações comunitárias das 26 comunidades envolvidas, nos 04 municípios de atuação do projeto, fomentando o aumento do grau de participação da juventude.
- Irradiar as experiências dos jovens participantes para as comunidades circunvizinhas às áreas de atuação do projeto.
Equipe
Socorro Silva: Coordenadora Geral
Aparecida: Coordenadora Pedagógica
Nelzilane Pereira: Auxiliar Administrativo financeiro
Tereza Raquel: Comunicadora
Evandro Vasconcelos: Técnico de Campo
Ery Claudio Ferreira: Técnico de Campo